Zero Hora e UCPel promovem palestra no Auditório Dom Antônio Zattera


No dia 4 de maio às 19h30min no Auditório Dom Antônio Zattera, os alunos de comunicação e a comunidade terão a oportunidade de assistir a palestra de um dos grandes fotógrafos gaúchos, Ricardo Chaves, Editor Chefe de Fotografia da Zero Hora, que já atuou nos principais jornais e revistas do Brasil.

Ricardo Chaves iniciou sua carreira em busca do aprimoramento de seus conhecimentos fotográficos e estagiou na Zero Hora como auxiliar de laboratório e fotógrafo. A convite de Assis Hoffmann da Agência Contexto, deixou a Zero Hora para atender as sucursais do Rio de Janeiro e São Paulo e até hoje não parou.

Com mais de 40 anos de carreira, o fotógrafo já atuou nos principais jornais e revistas do país, com destaque para a Revista Veja onde cobriu a primeira visita do Papa João Paulo II à Polônia, a viagem do Presidente Figueiredo à França e a Portugal e a Copa do Mundo da Espanha em 82.

Saiu da Veja em 84, quando a revista Isto É lhe ofereceu o cargo de Editor Adjunto de Fotografia em São Paulo. Dois anos depois, foi promovido a Editor. Trabalhando para Isto É, cobriu a Copa do Mundo de 86, no México, e foi enviado a Austrália para fazer as fotos de uma matéria de capa sobre o milionário Tião Maia.

No seu currículo também estão a Revista Placar e Quatro Rodas e jornais como O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde.

Em maio de 92, foi convidado a voltar a Porto Alegre como Editor de Fotografia de Zero Hora, cargo que ocupa até hoje. Pela Zero Hora, esteve em Moscou e na Sibéria. Esteve ainda, em Cuba, em Moçambique e, no final de 95, acompanhou a equipe do Grêmio a Tóquio para a partida final do Campeonato Mundial Interclubes (Copa Toyota). Antes de retornar da Ásia, foi ao Vietnã, onde produziu as fotos para uma série de reportagens sobre aquele país.

Nos últimos dois anos fez, convidado pelo grupo espanhol Inovation, consultoria na área de fotografia para os jornais El Caribe, de Santo Domingo na República Dominicana, Diário do Norte do Paraná,de Maringá/Paraná, e Diário de Notícias, da Ilha da Madeira, Portugal.

A palestra será trazida pela Zero Hora e faz parte do Projeto Experimental das alunas de Jornalismo Laura Trápaga e Helena Flores, é aberta ao público e, vale lembrar, que acontece no dia 4 de maio às 19h30min no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas



O quê? - Palestra: Um encontro com Zero Hora
Quem: Ricardo Chaves, Editor Chefe de Fotografia da ZH
Onde: Auditório Dom Antônio Zattera (UCPel)
Quando: 4 de maio às 19h30min

2 comentários:

Luciana Vasconcelos disse...

Já estou planejando minha matada de aula para assistir e fotografar a palestra ;)

L.S. Alves disse...

Sucesso com a palestra.
...
gubtom