Mãe é mãe



Se aproxima o segundo domingo de maio, conhecido por ser o dia das mães. Domingo de reunir a família enfim, dia das mães é dia de parabenizá-las.


Me vem uma certa revolta quando percebo que o sentimento de união e carinho entre as famílias aconteça apenas nessas datas comemorativas. É uma coisa que eu não consigo compreender.


Sentimentos não brotam somente quando desejamos, eles existem todo o dia. O dia das mães deveria ser o momento para deixar de lado as coisas do cotidiano(trabalho, agenda, horários, responsabilidades) para aproveitar aquele almoço, o momento de reunião, a troca de sentimentos, a expressão destes sentimentos.


Me deparo com o meu caso.. se eu fosse amar a minha mãe somente no dia das mães, seria um tanto complicado. Não moro com minha mãe, vejo ela muito pouco, por conta da distância e dos compromissos que acabam adiando os nosso encontros. Eu a amo incondicionalmente todos os dias!! Seria ridículo dizer que a procuro toda hora, que ligo, mando mensagem, e-mail, telegrama, rosas, sinal de fumaça. Não é verdade. Há dias que me deparo com a saudade e lembro: "Há dois dias não falo com a mãe", então é o momento de mexer no coração, mandar aquela mensagem que ela tanto espera e esperar ansiosa pela resposta. Já imaginou esperar pela comidinha da mamãe até o segundo domingo de maio?


E as desavenças, inevitável não citar. Elas existem, todo mundo sabe, todo mundo passa por alguma, uma vez na vida. São personalidades, desejos, crenças e outras coisas diferentes, o pavio do ser humano se torna curto quando contrariado por outra pessoa. Com a mãe não seria diferente. Bom, comigo funciona assim.. a gente briga lógico e nem por isso deixamos de nos amar. Ficamos horas, dias e meses sem contato, sei lá foi a forma que encontramos de dar um tempo para as diferenças.


Vale falar daquelas pessoas que se tornaram 'mães' no decorrer da vida, independente do sexo. Pessoas que se tornaram especiais pelo carinho e cuidado que nos dedicam. Eu tenho algumas mães. As mães amigas, a mãe chefe, a mãe amigo(sim amigo, porque amor não tem sexo). Carinho, respeito, preocupação, companheirismo, afeto... aqueles ingredientes todos, maravilhosos, que despertam sentimento no ser humano.


Que o primeiro e o último dia do ano despertem amor e carinho na gente, que todo o dia seja dia das mães!


Nenhum comentário: